Carnaval é social: Folia Tropical lança ‘Prêmio Transformadores Sociais’ para reconhecer iniciativas de impacto no Rio de Janeiro
- Vivendo de Shows
- 22 de fev.
- 3 min de leitura
por Letícia Pinheiro, editora-chefe do Vivendo de Shows

O Folia Tropical anunciou o lançamento do Prêmio Transformadores Sociais, uma iniciativa inédita no cenário da Marquês de Sapucaí que busca reconhecer e celebrar o trabalho de empreendedores sociais que promovem mudanças significativas na sociedade carioca.
Compromisso com a transformação social
Para Mickael Noah, idealizador do prêmio e fundador do Folia Tropical, a premiação reforça o compromisso do camarote com a transformação social, expandindo sua atuação para além do Carnaval.
“A premiação reforça o compromisso do Folia Tropical com a transformação social, expandindo sua atuação para além do Carnaval e apoiando iniciativas nos seguintes temas focais: combate à fome, diversidade, equidade racial, fomento à cultura e meio ambiente. Também é uma grande oportunidade de informar e sensibilizar nossa audiência sobre a importância dos empreendedores e negócios sociais diante dos desafios que vivemos atualmente.”
Os vencedores de cada categoria receberão o prêmio durante o Desfile das Campeãs, no Camarote Folia Tropical, no dia 08 de março. Além do reconhecimento, os premiados terão acesso a uma mentoria especializada voltada para o desenvolvimento de seus negócios sociais. A premiação também busca ampliar a visibilidade pública dessas iniciativas por meio de certificação e campanhas de comunicação.
Processo de seleção
A seleção dos vencedores será feita por uma curadoria composta por especialistas de cada tema focal. Entre os curadores confirmados estão Rene Silva (fundador do Voz das Comunidades), responsável pelas indicações na pauta racial, e Bruna Benevides (presidenta da Associação Nacional de Travestis e Transexuais – ANTRA), que atuará na curadoria do impacto na comunidade LGBTQIA+.
O coordenador geral do prêmio, Thiago Berriel, reforça a importância de um processo de seleção criterioso e inclusivo.
“Desenvolvemos uma metodologia exclusiva para que o processo de seleção dos empreendedores sociais seja democrático, tenha rigor técnico, isonomia e seja 100% transparente.”
Metodologia e cronograma da premiação
A premiação será dividida em duas etapas principais:
Etapa 1 – Curadoria Especializada (13/02 a 20/02)
Um grupo de 10 curadores indicará três empreendedores sociais cada. Ao final do processo, 30 empreendedores serão selecionados para concorrer em cinco áreas de atuação:
Combate à fome
Diversidade
Equidade racial
Fomento à cultura
Meio ambiente
Etapa 2 – Comissão Julgadora e Votação Popular (19/02 a 28/02)
Na segunda fase, os indicados serão avaliados por uma comissão julgadora formada por influenciadores, jornalistas, artistas e especialistas de diversas áreas. Além disso, o público terá a oportunidade de participar através de uma votação popular, que será aberta no dia 26/02 e encerrada no dia 30/02.
Cronograma e Premiação
21/01 – Anúncio dos 30 empreendedores indicados
26/02 a 30/02 – Votação popular (online e nos dias de desfile no camarote)
06/03 – Divulgação dos finalistas
08/03 – Cerimônia de premiação
Curadores do Prêmio
Os especialistas responsáveis pela curadoria foram organizados em grupos temáticos:
Combate à Fome: David Hertz e Giovanna Buenno
Diversidade: Bruna Benevides e Barbara Pires
Equidade Racial: Rene Silva e Mariane Del Rei
Fomento à Cultura: Ericka Gavinho e Lucas Padilha
Meio Ambiente: Mauricio Ruiz e Thiago Berriel
Serviço
Evento: Prêmio Transformadores Sociais – Folia Tropical
Local: Setor 8 – Marquês de Sapucaí, Rio de Janeiro
Data da Premiação: 08 de março, durante o Desfile das Campeãs
Com essa premiação, o Folia Tropical reafirma seu papel como agente de transformação, incentivando novas iniciativas e ampliando o impacto positivo na sociedade.
Bình luận