top of page

Circuito nova música, novos caminhos: A MPB experimental da baiana Jadsa com Fausto Fawcett e Maré Tardia.

  • Foto do escritor: Juliana Costa
    Juliana Costa
  • há 5 dias
  • 5 min de leitura

De 17 a 21 de abril, o projeto das tours acontece sequencialmente nas cidades de Sorocaba (Asteroid), Campinas (Coletivo Mangueira), Americana (Espaço GNU), Piracicaba (Benjamin Rock Bar) e São Paulo (Bar Alto) com bandas locais de abertura.

por Juliana Costa, para o Vivendo de Shows.




O Circuito - Nova Música, Novos Caminhos cresceu. Em sua segunda edição, que acontecerá de 17 a 21 de abril, ele ganha mais uma cidade em sua rota pelo interior paulista. Neste mês, ele inicia em Sorocaba (Asteroid - 17/4), segue por Campinas (com entrada gratuita no Coletivo Mangueira - 18/4), Americana (também gratuita no Espaço GNU - 19/4), desembarca pela primeira vez em Piracicaba (Benjamin Rock Bar - 20/4) e encerra em São Paulo (Bar Alto - 21/4).


No line, três grandes recortes do que há de melhor sendo feito atualmente na música brasileira. Da Bahia vem todo o frescor, com um toque de vanguarda paulista, pitadas de pop, reggae e MPB da cantora e compositora Jadsa. Com seu disco de estreia, Olho de Vidro, ela foi indicada como artista revelação e melhor disco do ano pelo Prêmio Multishow. No show do Circuito ela apresenta uma proposta mais intimista com o público, empunhando sua guitarra com um repertório que traz as canções de seu disco de estreia, além de novidades de seu próximo trabalho, Big Buraco, previsto para maio.



Crédito: Alejandro Tarfuz Fernandéz.
Crédito: Alejandro Tarfuz Fernandéz.

Mais atual do que nunca, ele marcou a história da música nacional no final dos anos 80 com a sua personagem mais provocante. "Kátia Flávia, a Godiva do Irajá" foi gravada pelo carioca Fausto Fawcett em seu disco Fausto Fawcett e os Robôs Efêmeros e ganhou uma versão marcante dez anos depois com Fernanda Abreu. Ele traz para o Circuito o seu novo projeto, Animákina, com músicas que funcionam como crônicas dantescas totalmente dançantes sobre a comédia humana espalhada por aí.



Fausto Fawcetti no Rio de Janeiro.
Fausto Fawcetti no Rio de Janeiro.

Do Espírito Santo vem a explosão dançante que mistura a surf music com punk e indie rock do grupo Maré Tardia. Marcados na cena por uma performance visceral e contagiante, eles apresentam um repertório que aquece o lançamento do seu segundo disco "Sem Diversão Pra Mim", previsto para Abril. O grupo traz uma sonoridade que une guitarras embriagadas em delay e reverb, com um baixo cortante e bateria frenética por trás de um vocal melódico.



Maré Tardia em sua foto promocional.
Maré Tardia em sua foto promocional.

O Circuito - Nova Música, Novos Caminhos também abre espaço para os talentos de destaques abrirem os shows por cada cidade em que passa. Em Sorocaba, a abertura fica por conta de "Chá das 5", em Campinas de "Mona G", Americana de "Império Contra Ataca!", Piracicaba de Natalia Cabral e São Paulo de Ottopapi.



“A gente já sabia que, depois da primeira edição, nós seríamos empurrados a crescer. E estamos crescendo, mas devagar, para capricharmos cada vez mais nessa essência que é a nova música. E dá muito orgulho ver que, sobre nova música, conseguimos ter com a gente um cara veterano e lendário como o Fausto Fawcett, que se renova a cada ano e é farol hoje de uma das mais entusiasmantes cenas independentes do Rio de Janeiro. Sobre a espetacular Jadsa não tem nem o que falar. Só dar vazão. Agora, me cobre depois, mas o Maré Tardia e todo o seu ‘teen spirit’ é uma banda que veio pra ficar”, pontua Lúcio Ribeiro, curador do projeto.

O projeto Circuito - Nova Música, Novos Caminhos é uma iniciativa independente e é produzido por Gustavo Sartori Barba e José Guilherme Padovani, da produtora Vegas Cultural, com a curadoria estratégica e de bandas do jornalista Lúcio Ribeiro, da Popload.

O Circuito surgiu a partir da identificação dos desafios enfrentados pelos profissionais da nova cena musical brasileira, e é inspirado em conceitos de turnês que já acontecem no exterior, mas que ainda enfrentam muitos impedimentos para a realização no Brasil, desde geográficos, financeiros, sociais, entre tantos outros.

Circuito #00: relembrando a primeira edição


Supervão, Batata Boy (feat. Luiza de Alexandre) e MADRE foram as atrações que deram o tom à primeira edição do Circuito – Nova Música, Novos Caminhos. De 23 a 26 de janeiro, os artistas percorreram cerca de 385 km pelas estradas paulistas. A tour começou em São Paulo, no Bar Alto, seguiu para Sorocaba, ocupando o palco do Asteroid Bar, passou por Americana, no Espaço GNU, e terminou em Campinas, no icônico Bar do Zé. A cada parada, uma atração local se juntou ao grupo: Natália Lebeis, Ana Paia, Odara e Viúva Fantasma, respectivamente.


Além da programação musical, os artistas tiveram a chance de viver a verdadeira experiência on the road, e tudo foi registrado e compartilhado, como pode ser conferido no Instagram do Circuito – Nova Música, Novos Caminhos. Os músicos puderam compartilhar experiências que vão além da música, desde festas na piscina até atoleiros no meio do canavial.


"No Circuito, tudo soma: os shows, as casas, a convivência das bandas, a interação entre elas e com a equipe de filmagem, os produtores, os jornalistas de música e, obviamente, com o público. E, claro, teve também a alma do negócio: o 'on the road', os deslocamentos, as vans, a circulação. Achamos que a cena precisa circular, penetrar, viajar. Organizadamente. E explorando tudo o que dá para explorar no caminho. As bandas Supervão, Batata Boy e MADRE entraram de um jeito e saíram completamente de outro depois do Circuito, foi o consenso depois que a 'trip' acabou. Bem, tem muito o que falar ainda dessa edição #00, que consideramos um 'teste', para nós mesmos também entendermos as potencialidades do Circuito. Mas já estamos mirando a próxima edição, que chamamos de #01", completa Lúcio Ribeiro.

Serviço


Circuito - Nova Música, Novos Caminhos

Novo projeto de circulação de artistas e bandas da nova cena musical brasileira

Segunda edição: de 17 a 21 de abril.


Cidades confirmadas:

17/4 - Sorocaba - Asteroid - R. Aparecida, 737, Vila Santana - @asteroid.bar

18/4 - Campinas - Coletivo  Mangueira - R. Marquês de Abrantes, 1398 - Jardim Santa Genebra - @coletivomangueira 

19/4 - Americana - Espaço GNU - R. Padre Avelino Canaza, 258, Vila Galo - @espacognu

20/4 - Piracicaba - Benjamin Rock Bar - R. Benjamin Constant, 2511 - Paulista - @benjaminrockbarpira 

21/4 - São Paulo - Bar Alto - R. Aspicuelta, 194 - @baralto


Em Campinas e Americana a entrada é gratuita


Curadoria musical: Lúcio Ribeiro

Realização: Vegas Cultural

Inscrições: Abertas pelo site www.circuitonovamusica.com.br 


Comentarios


bottom of page