Circuito nova música, novos caminhos: A MPB experimental da baiana Jadsa com Fausto Fawcett e Maré Tardia.
- Juliana Costa
- há 5 dias
- 5 min de leitura
De 17 a 21 de abril, o projeto das tours acontece sequencialmente nas cidades de Sorocaba (Asteroid), Campinas (Coletivo Mangueira), Americana (Espaço GNU), Piracicaba (Benjamin Rock Bar) e São Paulo (Bar Alto) com bandas locais de abertura.
por Juliana Costa, para o Vivendo de Shows.

O Circuito - Nova Música, Novos Caminhos cresceu. Em sua segunda edição, que acontecerá de 17 a 21 de abril, ele ganha mais uma cidade em sua rota pelo interior paulista. Neste mês, ele inicia em Sorocaba (Asteroid - 17/4), segue por Campinas (com entrada gratuita no Coletivo Mangueira - 18/4), Americana (também gratuita no Espaço GNU - 19/4), desembarca pela primeira vez em Piracicaba (Benjamin Rock Bar - 20/4) e encerra em São Paulo (Bar Alto - 21/4).
No line, três grandes recortes do que há de melhor sendo feito atualmente na música brasileira. Da Bahia vem todo o frescor, com um toque de vanguarda paulista, pitadas de pop, reggae e MPB da cantora e compositora Jadsa. Com seu disco de estreia, Olho de Vidro, ela foi indicada como artista revelação e melhor disco do ano pelo Prêmio Multishow. No show do Circuito ela apresenta uma proposta mais intimista com o público, empunhando sua guitarra com um repertório que traz as canções de seu disco de estreia, além de novidades de seu próximo trabalho, Big Buraco, previsto para maio.

Mais atual do que nunca, ele marcou a história da música nacional no final dos anos 80 com a sua personagem mais provocante. "Kátia Flávia, a Godiva do Irajá" foi gravada pelo carioca Fausto Fawcett em seu disco Fausto Fawcett e os Robôs Efêmeros e ganhou uma versão marcante dez anos depois com Fernanda Abreu. Ele traz para o Circuito o seu novo projeto, Animákina, com músicas que funcionam como crônicas dantescas totalmente dançantes sobre a comédia humana espalhada por aí.

Do Espírito Santo vem a explosão dançante que mistura a surf music com punk e indie rock do grupo Maré Tardia. Marcados na cena por uma performance visceral e contagiante, eles apresentam um repertório que aquece o lançamento do seu segundo disco "Sem Diversão Pra Mim", previsto para Abril. O grupo traz uma sonoridade que une guitarras embriagadas em delay e reverb, com um baixo cortante e bateria frenética por trás de um vocal melódico.

O Circuito - Nova Música, Novos Caminhos também abre espaço para os talentos de destaques abrirem os shows por cada cidade em que passa. Em Sorocaba, a abertura fica por conta de "Chá das 5", em Campinas de "Mona G", Americana de "Império Contra Ataca!", Piracicaba de Natalia Cabral e São Paulo de Ottopapi.
“A gente já sabia que, depois da primeira edição, nós seríamos empurrados a crescer. E estamos crescendo, mas devagar, para capricharmos cada vez mais nessa essência que é a nova música. E dá muito orgulho ver que, sobre nova música, conseguimos ter com a gente um cara veterano e lendário como o Fausto Fawcett, que se renova a cada ano e é farol hoje de uma das mais entusiasmantes cenas independentes do Rio de Janeiro. Sobre a espetacular Jadsa não tem nem o que falar. Só dar vazão. Agora, me cobre depois, mas o Maré Tardia e todo o seu ‘teen spirit’ é uma banda que veio pra ficar”, pontua Lúcio Ribeiro, curador do projeto.
O projeto Circuito - Nova Música, Novos Caminhos é uma iniciativa independente e é produzido por Gustavo Sartori Barba e José Guilherme Padovani, da produtora Vegas Cultural, com a curadoria estratégica e de bandas do jornalista Lúcio Ribeiro, da Popload.
O Circuito surgiu a partir da identificação dos desafios enfrentados pelos profissionais da nova cena musical brasileira, e é inspirado em conceitos de turnês que já acontecem no exterior, mas que ainda enfrentam muitos impedimentos para a realização no Brasil, desde geográficos, financeiros, sociais, entre tantos outros.
Circuito #00: relembrando a primeira edição
Supervão, Batata Boy (feat. Luiza de Alexandre) e MADRE foram as atrações que deram o tom à primeira edição do Circuito – Nova Música, Novos Caminhos. De 23 a 26 de janeiro, os artistas percorreram cerca de 385 km pelas estradas paulistas. A tour começou em São Paulo, no Bar Alto, seguiu para Sorocaba, ocupando o palco do Asteroid Bar, passou por Americana, no Espaço GNU, e terminou em Campinas, no icônico Bar do Zé. A cada parada, uma atração local se juntou ao grupo: Natália Lebeis, Ana Paia, Odara e Viúva Fantasma, respectivamente.
Além da programação musical, os artistas tiveram a chance de viver a verdadeira experiência on the road, e tudo foi registrado e compartilhado, como pode ser conferido no Instagram do Circuito – Nova Música, Novos Caminhos. Os músicos puderam compartilhar experiências que vão além da música, desde festas na piscina até atoleiros no meio do canavial.
"No Circuito, tudo soma: os shows, as casas, a convivência das bandas, a interação entre elas e com a equipe de filmagem, os produtores, os jornalistas de música e, obviamente, com o público. E, claro, teve também a alma do negócio: o 'on the road', os deslocamentos, as vans, a circulação. Achamos que a cena precisa circular, penetrar, viajar. Organizadamente. E explorando tudo o que dá para explorar no caminho. As bandas Supervão, Batata Boy e MADRE entraram de um jeito e saíram completamente de outro depois do Circuito, foi o consenso depois que a 'trip' acabou. Bem, tem muito o que falar ainda dessa edição #00, que consideramos um 'teste', para nós mesmos também entendermos as potencialidades do Circuito. Mas já estamos mirando a próxima edição, que chamamos de #01", completa Lúcio Ribeiro.
Serviço
Circuito - Nova Música, Novos Caminhos
Novo projeto de circulação de artistas e bandas da nova cena musical brasileira
Segunda edição: de 17 a 21 de abril.
Cidades confirmadas:
17/4 - Sorocaba - Asteroid - R. Aparecida, 737, Vila Santana - @asteroid.bar
18/4 - Campinas - Coletivo Mangueira - R. Marquês de Abrantes, 1398 - Jardim Santa Genebra - @coletivomangueira
19/4 - Americana - Espaço GNU - R. Padre Avelino Canaza, 258, Vila Galo - @espacognu
20/4 - Piracicaba - Benjamin Rock Bar - R. Benjamin Constant, 2511 - Paulista - @benjaminrockbarpira
21/4 - São Paulo - Bar Alto - R. Aspicuelta, 194 - @baralto
Em Campinas e Americana a entrada é gratuita
Curadoria musical: Lúcio Ribeiro
Realização: Vegas Cultural
Inscrições: Abertas pelo site www.circuitonovamusica.com.br
Redes sociais: instagram.com/circuitonovamusica
Comentarios