top of page

Em homenagem a Caetano Veloso, bloco Tarado Ni Você desfila neste sábado, no famoso cruzamento da Avenida Ipiranga com a Avenida São João

  • Foto do escritor: Vivendo de Shows
    Vivendo de Shows
  • 26 de fev.
  • 2 min de leitura

por Letícia Pinheiro, editora-chefe do Vivendo de Shows



Desfile do megabloco Tarado Ni Você | Créditos: Victor Moriyama
Desfile do megabloco Tarado Ni Você | Créditos: Victor Moriyama

Em clima de carnaval, um dos blocos mais tradicionais de São Paulo, o Tarado Ni Você, desfila neste sábado, 1°, entre as esquinas da Avenida Ipiranga com a Avenida São João, pontualmente às 11h00, com concentração começando às 9h00. O bloco, que promete reunir mais de 100 mil foliões na região central, desfila sob o tema TUDO JÓIA, em referência aos 50 anos do disco Jóia, de Caetano Veloso.


Em comemoração aos 11 anos do megabloco, o Tarado Ni Você levará para a festa novas músicas, além dos já conhecidos sucessos de Caetano Veloso no carnaval. O público poderá desfrutar de canções como Jóia, Help, Canto do Povo de Um Lugar, Jorge da Capadócia e Pipoca Moderna, em versões interpretadas pela banda do bloco.


O trajeto inclui algumas das vias mais históricas da capital paulista, como a icônica esquina da Avenida Ipiranga com a São João, a Praça Ramos de Azevedo, em frente ao Theatro Municipal, e a Coronel Xavier de Toledo, onde fica a Biblioteca Mário de Andrade.

Nesta edição, o megabloco reproduz algumas músicas da coletânea do disco lançado em 1975, Jóia. O álbum é um dos mais profundos do compositor e carrega uma relação árdua com fatos da história política do País. Caetano comenta que o álbum é uma “versão mais serenizada dos desejos experimentais”.


Jóia foi alvo de censura pela ditadura militar, por apresentar o desenho pintado a lápis de cor pelo próprio Caetano, sobre uma foto dele, Moreno e Dedé Veloso, ambos nus. Os discos foram confiscados pelo regime militar, que considerou a capa obscena.


O Bloco Tarado Ni Você convoca seus foliões a utilizarem a alegria como estratégia em tempos tão conturbados, sem jamais esquecer um dos principais impactos da censura vivida nos anos 70: a perda da liberdade, um valor essencial não apenas para o carnaval, mas para todo o ano.


Serviço

Desfile Tarado Ni Você

Data: sábado, 1º de março

Concentração: 9h00

Início: 10h00

Local: Avenida Ipiranga x Avenida São João

Mais informações: Tarado Ni Você e Central 1926

Comments


bottom of page