top of page

Orquestra Voadora convoca foliões para um Carnaval de resistência e sustentabilidade

  • Foto do escritor: Vivendo de Shows
    Vivendo de Shows
  • 27 de fev.
  • 2 min de leitura

por Letícia Pinheiro, editora-chefe do Vivendo de Shows



Créditos: André Rola
Créditos: André Rola

Um dos blocos de Carnaval mais originais do Rio de Janeiro, a Orquestra Voadora traz para o desfile de 2025 o tema "Ideias para adiar o fim do mundo - O Carnaval como ferramenta criativa e de inovação para reimaginar um futuro possível". Inspirado no pensamento do líder indígena Ailton Krenak, o cortejo acontece no dia 4 de março, às 16h, no Aterro do Flamengo.


Carnaval como ato de resistência


Em sua 16ª edição, a Orquestra Voadora propõe uma reflexão sobre como o Carnaval pode ser uma manifestação de resistência e um chamado à ação por um futuro mais justo e sustentável. O bloco adotará práticas sustentáveis e de inclusão social, promovendo gestão de resíduos, reciclagem de fantasias e medidas de compensação de carbono. O desfile será aberto pelo Coral de Mulheres do Povo Guajajara, às 15h30.


Inclusão e sustentabilidade


O bloco também celebra seis anos de sua ala de acessibilidade, garantindo a participação plena de pessoas com deficiência. A iniciativa reforça o compromisso da Orquestra Voadora com a inclusão, alinhando-se ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 10 (Redução das Desigualdades). Além disso, a parceria com a ONG Boomerang segue ativa para coleta seletiva, e a compensação de carbono iniciada em 2024, em parceria com o ICMBio, será mantida.


Música e engajamento social


A trilha sonora do cortejo reforça o tema escolhido, incluindo clássicos como "Todos Estão Surdos" (Roberto Carlos), "Lucro" (BaianaSystem), e "Know Your Enemy" (Rage Against the Machine), além de canções que exaltam a natureza, como "Paraíso das Águas" (Milena Sá) e "Banzeiro" (Dona Onete).


História e legado


Criada em 2008, a Orquestra Voadora conquistou espaço no Carnaval carioca ao trazer um repertório que mistura música pop, MPB e protesto. Seu primeiro desfile, em 2009, reuniu 3 mil pessoas, crescendo nos anos seguintes. Desde 2010, o bloco se apresenta no Aterro do Flamengo, com um cortejo marcado pela presença de pernaltas e artistas circenses.

Com quase duas décadas de história, a Orquestra Voadora se firma como um movimento que une arte, inclusão e consciência ambiental, promovendo um Carnaval diverso e transformador.



SERVIÇO

ORQUESTRA VOADORA NO CARNAVAL 2025

RIO DE JANEIRO

Data: 4 de março de 2025 (terça-feira)

Local: Aterro do Flamengo

Concentração: 15h, na Av. Infante Dom Henrique s/nº (autopista do Aterro do Flamengo, altura do Outeiro da Glória)

Abertura: 15h30, Coral das Mulheres do Povo Guajajara

Início do desfile: 16h, em direção ao Museu de Arte Moderna (MAM)

Encerramento: 18h, na Av. Infante Dom Henrique s/nº (autopista do Aterro do Flamengo, altura do MAM)

Comments


bottom of page